quinta-feira, 8 de julho de 2010

Veja por qual motivo o Tai Chi Chuan harmoniza mente, corpo e natureza - Paraná TV - primeira edição - by Andressa Missio http://www.rpctv.com.br/parana-tv/1-edicao/2010/07/veja-por-qual-motivo-o-tai-chi-chuan-harmoniza-mente-corpo-e-natureza/



http://www.rpctv.com.br/parana-tv/1-edicao/2010/07/veja-por-qual-motivo-o-tai-chi-chuan-harmoniza-mente-corpo-e-natureza/

Nosso Grupo de Tai Chi Chuan é maravilhoso. Juntos nas manhãs de domingo, às 9:00 nos reunimos na Praça Rui Barbosa, onde executamos ao som de músicas chinesas as posturas de Tai Chi - Chi kung e Tai Chi Chuan.

Estes exercícios são importantes para a melhora da qualidade de vida. Todos relatam melhora em algum aspecto da vida após terem iniciado a execução destes maravilhosos exercícios da tradição chinesa.

Nos países orientais o Tai Chi Chuan faz parte da cultura. Todas as manhãs, nas praças das cidades, os habitantes se reúnem e executam as posturas desta arte milenar.

Nossa Amiga Andressa fez uma linda reportagem desta atividade. Muito Obrigada Andressa!!! Acredito que nosso grupo crescerá após sua preciosa reportagem.

Repasso esse conhecimento para os meus Alunos do Curso de Fisioterapia da UNIPAR - Campus Toledo. É uma técnica a mais que poderão adaptar em determinados grupos. Além disso, passarão a ter um grande diferencial em qualquer tratamento, pois saberão identificar a energia de seus pacientes e como melhorá-la. Assim obterão resultados inimagináveis e fantásticos.



"O Chi Kung é praticado na China há mais de 3.000 anos e é a base de todas as práticas terapêuticas orientais. A prática do Chi Kung foi durante muito tempo realizada a portas fechadas e eram ensinadas de mestre a discípulos cuidadosamente escolhidos.

O Chi Kung é a base do trabalho interior e a porção terapêutica da arte do Tai Chi Chuan, além do desenvolvimento energético e medidativo.

Chi significa energia vital e Kung, treinar ou cultivar. Portanto, Chi Kung é a arte de treinar e cultivar energia.

O Chi Kung é a ginástica energética que nos permite controlar o movimento, a percepção corporal em diferentes níveis e, ao mesmo tempo, desenvolver a coordenação, equilíbrio e a técnica respiratória. Compreendemos deste modo os conhecimentos básicos sobre a medicina tradicional chinesa.

O Universo é um todo onde tudo tem relação entre si. Seu equilíbrio se baseia na lei dos opostos (YIN – YANG). É como uma balança que está tentando equilibrar-se constantemente – isso é o Tai Chi – a lei que rege o Universo.

Quando unificamos o corpo, a mente e o espírito em harmonia, a sensação é realmente única. É uma sensação de paz, energia e bem-estar em todos os níveis.

O Tai Chi – Chi Kung é muito mais que uma ginástica e alguns exercícios respiratórios – engloba uma maneira completa de viver em equilíbrio com nós mesmos e com tudo que está à nossa volta.

O treinamento e cultivo através do Chi Kung consistem na execução de exercícios (para gerar energia), de posturas (para captar energia) e da respiração (para controlar a energia).

Sua prática deve ser feita com sabedoria e constância em busca do equilíbrio. A prática regular do Chi kung determinará uma tranquilidade mental associada a um sentimento de bem estar e saúde. O praticante aprende a administrar o estresse através de exercícios físicos, de concentração e de relaxamento - é a harmonia da respiração e do movimento integrado entre mente e corpo desenvolvendo a consciência de si mesmo.

O Chi Kung é uma prática composta de exercícios e posturas que podem ser praticados por pessoas de qualquer idade, para o fortalecimento geral do corpo e manutenção do mesmo com alongamentos, ganho de flexibilidade, força, resistência, consciência corporal, equilíbrio, calma interior e energia.

A série permite que qualquer pessoa tenha acesso a um sistema integral benéfico para o corpo, emoções e mente, sem riscos à saúde, pois caracteriza-se dentro da categoria indicada pela Organização Mundial da Saúde como uma "atividade física moderada."

É show!!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A ARTE DE NÃO ADOECER - Dr. Dráuzio Varella

Se não quiser adoecer – “Fale de seus sentimentos”

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então, vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer – “Tome decisão”

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer – “Busque soluções”

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc. está acumulando toneladas de peso ... uma estátua de bronze, mas com pés de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer – “Aceite-se”

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer – “Confie”

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.


Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESTRATÉGIAS MENTAIS - O que você deve fazer de dentro para fora

1.Pense sempre, de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não aquire isso do dia para a noite; assim como um "atleta", treine muito.

2.Não tenha medo de nada e ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.

3. Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um ímã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado, começa a se materializar quando nos lamentamos.

4. Risque a palavra "culpa" do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia. Ignore-os.

5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.

6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure conviver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.

7. Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, vive no passado. Aproveite o aqui e agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

8. A água purifica. Sempre que puder vá a praia, rio ou cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine seu cansaço físico e mental e que toda a carga negativa está indo embora por água abaixo.

9. Ande descalço quando puder, na terra de preferência. Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Os escalde em água morna. Acrescente um pouco de sal para se descarregar.

10. Mantenha contato com a natureza; tenha em casa um vaso de plantas pelo menos. Cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como relaxante natural.

11. Ouça músicas que o façam cantar e dançar. Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer sentir vivos , aflorando a nossa emoção e abrindo o nosso canal com alegria.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Liberte-se!!! Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia. Conheça novos lugares e novas pessoas. Viva a Vida!!!!!
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque: "Embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu." O medo nos afasta das derrotas....mas das vitórias também!!!!!!
Fonte: